Parceria entre PMA e Sesc, projeto “Com Unidade” se instalará no bairro 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
24/11/2017 17h30

O ano de 2017 foi bastante positivo para a comunidade do bairro 17 de Março. Ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju levaram à localidade desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população. O mês de dezembro começa com mais uma novidade para os moradores do bairro: trata-se do projeto “Com Unidade”, uma parceria entre a administração municipal e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que terá seu evento de lançamento no próximo dia 3 de dezembro e vai levar diversos serviços à população. 
 
Projeto piloto, Sergipe será o primeiro estado a receber a ação. Trata-se de um ponto fixo do Sesc instalado no bairro, em um espaço cedido pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro, que desenvolverá, durante oito meses, diversas ações para a comunidade. No local, trabalharão um educador social, um assistente social e um técnico de esporte, que desenvolverão ações contínuas, como cursos e oficinas voltados para qualificação e geração de renda. 

Para a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, o projeto, através dessa parceira, é uma conquista para a comunidade. "Desde o início da gestão, temos buscado atuar de forma intersetorial com todos os órgãos da Prefeitura de Aracaju e também sempre buscando parceiros que nos auxiliem no processo de reconstrução da nossa cidade. Temos enfrentado a escassez de recursos financeiros com muito compromisso, com a construção de parceiras e com o apoio da sociedade. O "Com Unidade" é mais uma conquista em prol da população porque compreendemos que a transformação social que buscamos só poderá ocorrer com a união de esforços e com o envolvimento de todos. Meu agradecimento a todos que fazem o Sesc e o Instituto Mariana. Espero que, assim como esta iniciativa que beneficia o bairro 17 de Março, novas parcerias se estabeleçam e venham a se somar nesse trabalho coletivo", destaca. 
 
A diretora regional do Sesc, Adeli Carneiro, explica que a ação é uma união em prol da população. “Essa é uma efetivação de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Aracaju, Sesc, Instituto Mariana e outras instituições. A ideia é agregar o poder público e as instituições da sociedade civil a favor da população numa perspectiva de desenvolvimento local”, afirma. 
 
Ao decorrer do projeto, outras oficinas serão realizadas de acordo com as demandas apresentadas pelos moradores assistidos. “À medida que a comunidade for colocando as suas necessidades, vamos ampliando as ofertas. As oficinas vão acontecer de acordo com as solicitações e, no final dos oito meses, faremos uma análise para poder ver se a nossa ação será ampliada e se daremos continuidade. Inclusive trabalhar a comunidade para receber outros projeto do Sesc, como a Unidade de Saúde da Mulher e o Odontosesc, em parceria com a secretaria municipal de Saúde”, finaliza Adeli. Ao final dos oito meses, está prevista a realização da Feira do Empreendedor.

Lançamento

Durante o evento de lançamento, graças a várias parcerias, serão oferecidos diversos serviços como aplicação de flúor, teste de glicemia, aferição de pressão, palestras de prevenção contra câncer e DSTs, emissão de RG, entre outros serviços. O evento ainda recebe a unidade móvel do bibliosesc. A ação acontece de 9h às 13h na praça Mariana Martins Moura.